quarta-feira, 17 de junho de 2015

E o assunto de hoje é: Super Sentai



                   E voltamos ao blog Japatokunime, e vamos falar um pouco sobre a franquia do Super Sentai, em um formato de entrevista, vamos entender um pouco sobre os nossos heróis coloridos e o nosso entrevistado foi Phillippi Roberto, 26 anos, paulista, conheceu a cultura japonesa através da TV Manchete em que exibia vários tokusatsu e animes.Aprendeu muita coisa sobre o gênero com a revista Herói em que falava das séries originais para ensinar a muitos que Mighty Morphin Power Rangers é uma adaptação americana dos Super Sentais. Confira a entrevista, Japatokunime será identificado como (JTE) e Philippe Roberto será identificado como (PR) 

Marcos Tadeu( Dono do blog, Japatokunime)



Phillippi Roberto, 26 anos




JTE: Como começou os Super Sentais?

PR: Começou em 1975 com a série Himitsu Sentai Goranger, o primeiro sentai, criado por Shorato Ishinomori. A série foi um grande sucesso por se protagonizado por um grupo de cinco heróis com trajes coloridos que enfrentavam monstros vindo de uma organização que queria dominar a Terra, com 85 episódios e 5 cinco filmes, série que deu origem a linhagem de seriados que continua sendo produzida até hoje. Sobre os robôs gigantes, a primeira série a estrear é Battle Fever J, de 1979. A inserção da mecha fez a série ter sucesso a mais que Goranger e depois mais séries tiveram seus próprios robôs, formados pela unidão de mechas principais





Shotaro Ishinomori, o pai do Super Sentais




JTE: Shotaro foi um grande diretor não só para os Super Sentais, como para outros gêneros japoneses, após a sua morte, você acha que houve mudança nos enredos e nos outros sentais?

PR:Um pouco, mas alguns não souberam reaproveitar certos heróis, fora dos Kamen Rider. Goranger e JAKQ, o segundo e o ultimo Sentai a ser feito por Ishinomori, tiveram diferentes audiências, mas depois disso os próximos seriados foram feitos pela Toei Company

JTE: Quais foram os Super Sentais que mostraram bem claro essa mudança após a morte de Ishinomori


PR: Entre as mudanças, as mais horríveis foram com Kyroyuger, por causa do excesso de humor no roteiro, o que não agradou muitos Togger qie veop e, segioda, repleto de muito mais humor.Pelo fato de Tokusastsu em sua maioria, serem recomendados para crianaças, há series que são feitos para adultos.




 Kyroyuger

 Toqger




JTE: Qual foi o impacto e a reação do público com a chegada dos Super Sentais no Brasil com a chegada na Manchete

PR: Enorme, foram considerados heróis sem o estilo de Ultramans e mais elaborados, para a época. O primeiro Sentai a vir aqui foi Changeman, que veio ao lado do Metal Hero, Tokusou Kyoju Juspíon, renomeado no pais como O Fantástico Jaspion.


JTE: O Brasil recebeu bem os sentais de forma geral? Com foi isso e qual a repercussão?

PR:Recebeu sim,mas só quatro series originais passaram aqui,entre o fim dos anos 80 até o inicio dos anos 90. As series foram Changeman,Flashman,Maskman e Goggle V.





JTE: O que você pensa sobre a franquia de Power Rangers em relação aos Super Sentais, sabemos que os Super Sentais é a origem de PR, o que você acha que eles se diferem um do outro?

PR: Diferem sim,mas depende dos roteiros dos gêneros.As series americanas são pouco diferentes por terem,em sua maioria,roteiros originais,com vilões próprios,armamentos próprios,cenas e até lutas de robos.Mas Power Rangers desde Mighty Morphin já é patrocinado pela Toei,então se cada nova serie americana é lançada,a Toei sempre cuida da parte técnica Algumas series americanas ja passaram no Japão com dublagem japonesa,como o Mighty Morphin,Lightspeed Resgate,SPD,Força Mistica e Samurai



JTE: Quais são os Super Sentais clássicos/básicos que todos deveriam ver?
PR:Os mais básicos que todos deviam ver é: Goranger,Dynaman,Bioman,Changeman,Turboranger,Fiveman,Jetman,Zyuranger,Carranger,Megaranger,Gingaman,Go Go V,Timeranger,Hurricanger,Magiranger,Boukenger,Gekiranger,Go-onger,Shinkenger,Gokaiger,Go-busters e Ninninger

Goranger


Dynaman


Bioman
                                     
Changeman



Turboranger

Fiveman
Jetman

Zyuranger
Carrenger

Megarenger

Gingaman

Go Go V

Timeranger
Hurricanger

Magiranger

Bokenger

Gekiranger
Go-Oranger
Shinkenger
Gokaiger
Go-busters
Ninninger

JTE: Qual foi o Sentai que pode ser considerado mais indústria cultural? Em questão de enredo, personagens, trama, vilões, sentais feitos unicamente para vender.


PR: Goranger,por ser o primeiro e que inaugurou o estilo de grupos de herois em series japonesas,mas, houveram Sentais que não tiveram sucesso, como:Ohranger e Go-busters.

Fiveman não fez sucesso também,mas impressionou por ter vilões variados





JTE: E os melhores Super Sentais quais são?



PR: Os melhores foram aqueles que tiveram mais drama nas suas historias


Sun Vulcan,Flashman,Jetman,Dairanger,Gekiranger e Shinkenger

Dairanger




Sun Vulcan

Shinkenger
Jetman
Gekiranger

Flashman




JTE: Você acha que hoje, esta tendo alguma mudança na forma de fazer Super Sentai com a chegada desses sentais atuais desde Gokaiger, Kyoryuger e Ninnger?

PR: Sim,por causa das evoluções tecnologias que as ficções japonesas apresentam com os anos. Em Super Sentai,acontece desde Flashman,com a presença de mais um robo gigante,por exemplo

JTE:Com a chegada da tecnologia você acha q perdeu ou resgatou alguma coisa dos sentias anteriores?

PR: Nada se perdeu,e sim evoluiu. Qualquer franquia de TV tem que evoluir,mas não do gosto do publico.Mas atualmente estão fazendo filmes unindo Sentais e Riders,com historias bagunçadas.



JTE: E as piores franquias de Super Sentais? Quais são?
PR: Foram JAQK,Ohranger,Go-busters e ToqGer
JTE: Quais os personagens mais marcantes que você considera em toda franquia?


PR:Gaku de Fiveman,Mandora Boy de Magiranger,Natsuki de Boukenger, e Sun Vulcan,Miki de Goggle V,Ryu de Dynaman

JTE:E os vilões quais os mais marcantes?
PE:Rainha Heldrian de Denjiman, Shelinda de Gingaman e Rio de Gekiranger,o melhor vilão do gênero